Código: | CL0003 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CTS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Maria Leonor da Graça Saraiva |
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Corpo docente: |
José Abilio Baptista Antunes Gonçalves |
Português
Revela uma atitude científica sobre a realidade.
Avalia o impacto da actividade tecnológica no ambiente e a necessidade de minimizar os prejuízos ambientais.
Identifica, recolhe e selecciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
Problematiza as interacções CTS.
Mobiliza dados da literatura científica e técnica.
Analisa os impactos sociais da C&Tna qualidade de vida dos indivíduos.
Integra os valores ecológicos e éticos no seu discurso.
Ciência, Tecnologia e problemas do quotidiano.
A natureza da Ciência e da Tecnologia: características da atividade científica.
Interacções CTS – questões ambientais; problemas da biomedicina; circulação da informação.
Origens e evolução do conhecimento científico.
A fundação da ciência moderna.
Crises e controvérsias nas ciências físiconaturais.
As aulas presenciais incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades práticas sobre problemas
atuais relacionados com os assuntos indicados nos conteúdos programáticos e a participação em seminários
com especialistas para aprofundamento de temas pertinentes e do interesse dos alunos. Estão previstas as
seguintes situações de aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos variados; b)
Elaboração de resumos e comentários em foruns online; c) Discussão orientada de temas; d) Análise de casos
a partir das interações CTSA; e) Análise e argumentação sobre controvérsias científicas, em seminário f)
Recolha, seleção e análise de dados e informação; g) Simulações com desempenho de papéis.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalhos de grupo 40%; participação individual 20%
Bibliografia:
Allègre, C (2005). Um pouco de Ciência para todos. Lisboa: Gradiva
Botkin, Daniel B. (1993) “Que Ecologia para o Século XXI?” in BARRÈRE, Martine, Terra
Caraça, J., (1997) O que é Ciência. Lisboa: Difusão Cultural.
Carvalho, R. (1995). "A Física no DiaaDia", Lisboa: Relógio d´Água.
Coutinho, A. (2005). Ora então, vamos à vida! In Lago, Teresa e outros (2005). Despertar para a Ciência. As
Conferências de 2003. Lisboa: Gradiva.
Jacquard, A (1992). O meu primeiro livro de genética.
Rutherford, F. e Ahlgren, A. (1995). Ciência para Todos. Lisboa: Gradiva
VanCleave, J. (1998). Astronomia para Jovens. Lisboa: Publicações D. Quixote.
VanCleave, J. (1998). Biologia para Jovens. Lisboa: Publicações D. Quixote
http://spacekids.hq.nasa.gov – sítio da NASA, adequado a crianças
http://kidshealth.org/kid/ questões de saúde
http://www.cienciaviva.pt/home/ site do Programa Ciência Viva
www.cienciahoje.pt
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